I Curso de Formação - Grupo PET

Coordenação Prof. Giovana Xavier. Período: 23 de outubro de 2017 a 7 de dezembro de 2017

APRESENTAÇÃO

Este curso tem como objetivo contribuir para formação inicial de estudantes de graduação em conteúdos relacionados à história do pós-abolição em sua interface com o ensino de história. Inserida no projeto “Personagens do pós-abolição”, essa ação oferecerá subsídios historiográficos e metodológicos para que o grupo de bolsistas envolvidos construam e ministrem oficinas pedagógicas na escola municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza (Costa Barros, Rio de Janeiro).

Para tal, serão promovidos seis encontros que envolvem leitura e discussão de textos, elaboração de planos de trabalho, de bancos de registros escritos e audiovisuais, relatórios e socialização dos resultados com a equipe de pesquisadores e pesquisadoras envolvidos no projeto.

BOLSISTAS ENVOLVIDOS

Orientadoras: Profa. Dra. Giovana Xavier e

Profa. Martha Abreu

PIBIC Capes Memórias Brasileiras Biografias

Victor Paiva (UFF)

PET Diversidade UFRJ

Orientadora: Profa. Dra. Giovana Xavier

Agenor Neto , Andrea Peçanha, Juliana Pereira, Nayara Santos, Paula Farias, Ricardo Lage,

Veronica Magalhães, Wickson Moreira

Bolsistas PIBID CPDOC

Orientadora: Profa. Dra. Ynaê Lopes dos Santos

Aysa Norek Artur Pereira, Lenilson Silva, Paula Caetano, Vinicius Caetano

II Curso de Formação - Grupo PET

Coordenação Prof. Giovana Xavier. Período: 21 setembro de 2018 a 3 outubro de 2018

APRESENTAÇÃO

Elaborado no âmbito de formação interna dos estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Diversidade no contexto do projeto Personagens do pós-abolição: trajetórias e sentidos de liberdade no Brasil Republicano, o programa do curso discute as relações entre a produção historiográfica do pós abolição e as práticas educativas relativas a reeducação das relações raciais.

O programa está dividido em duas partes:

PRIMEIRA PARTE

Cinco encontros com discussão bibliográfica acerca da historiografia do pós abolição, articulada a reflexões ligadas às práticas educativas e materiais dos/sobre os sujeitos que serão apresentados nas oficinas.

SEGUNDA PARTE

Esta parte do curso se constitui em dois encontros, visando a construção coletiva do calendário de oficinas bem como a metodologia de cada uma.

OBJETIVOS

O Curso tem como objetivo oferecer e construir coletivamente, suporte teórico, reflexões e proposições para a aplicação das oficinas ministradas com/para os estudantes de 6º e 7º ano da Escola MunIcipal Daniel Piza, visando:

 Construir/Fortalecer um repertório bibliográfico relacionado à Historiografia do Pós Abolição.

 Construir/Fortalecer um repertório bibliográfico relacionado aos personagens referentes ao projeto “Personagens do Pós Abolição”.

 Construir/Fortalecer um repertório de possíveis práticas educativas que possam ser realizadas em espaço escolar e que contribuam pra a construção de narrativas que valorizem escritA de si e a descolonização do pensamento.

Skip to content