I Curso de Formação - Grupo PET
Coordenação Prof. Giovana Xavier. Período: 23 de outubro de 2017 a 7 de dezembro de 2017APRESENTAÇÃO
Este curso tem como objetivo contribuir para formação inicial de estudantes de graduação em conteúdos relacionados à história do pós-abolição em sua interface com o ensino de história. Inserida no projeto “Personagens do pós-abolição”, essa ação oferecerá subsídios historiográficos e metodológicos para que o grupo de bolsistas envolvidos construam e ministrem oficinas pedagógicas na escola municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza (Costa Barros, Rio de Janeiro).
Para tal, serão promovidos seis encontros que envolvem leitura e discussão de textos, elaboração de planos de trabalho, de bancos de registros escritos e audiovisuais, relatórios e socialização dos resultados com a equipe de pesquisadores e pesquisadoras envolvidos no projeto.
BOLSISTAS ENVOLVIDOS
Orientadoras: Profa. Dra. Giovana Xavier e
Profa. Martha Abreu
PIBIC Capes Memórias Brasileiras Biografias
Victor Paiva (UFF)
PET Diversidade UFRJ
Orientadora: Profa. Dra. Giovana Xavier
Agenor Neto , Andrea Peçanha, Juliana Pereira, Nayara Santos, Paula Farias, Ricardo Lage,
Veronica Magalhães, Wickson Moreira
Bolsistas PIBID CPDOC
Orientadora: Profa. Dra. Ynaê Lopes dos Santos
Aysa Norek Artur Pereira, Lenilson Silva, Paula Caetano, Vinicius Caetano
II Curso de Formação - Grupo PET
Coordenação Prof. Giovana Xavier. Período: 21 setembro de 2018 a 3 outubro de 2018APRESENTAÇÃO
Elaborado no âmbito de formação interna dos estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Diversidade no contexto do projeto Personagens do pós-abolição: trajetórias e sentidos de liberdade no Brasil Republicano, o programa do curso discute as relações entre a produção historiográfica do pós abolição e as práticas educativas relativas a reeducação das relações raciais.
O programa está dividido em duas partes:
PRIMEIRA PARTE
Cinco encontros com discussão bibliográfica acerca da historiografia do pós abolição, articulada a reflexões ligadas às práticas educativas e materiais dos/sobre os sujeitos que serão apresentados nas oficinas.
SEGUNDA PARTE
Esta parte do curso se constitui em dois encontros, visando a construção coletiva do calendário de oficinas bem como a metodologia de cada uma.
OBJETIVOS
O Curso tem como objetivo oferecer e construir coletivamente, suporte teórico, reflexões e proposições para a aplicação das oficinas ministradas com/para os estudantes de 6º e 7º ano da Escola MunIcipal Daniel Piza, visando:
Construir/Fortalecer um repertório bibliográfico relacionado à Historiografia do Pós Abolição.
Construir/Fortalecer um repertório bibliográfico relacionado aos personagens referentes ao projeto “Personagens do Pós Abolição”.
Construir/Fortalecer um repertório de possíveis práticas educativas que possam ser realizadas em espaço escolar e que contribuam pra a construção de narrativas que valorizem escritA de si e a descolonização do pensamento.